Histórico da escola

O colégio Estadual Professor Balduíno Cardoso, atualmente denominado Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, tem uma peculiaridade: foi fundado junto com o município de Porto União, no ano de 1917. Pelo decreto n° 2017 de 19 de janeiro de 1917 pelo governador Dr. Adolfo Konder e criado pelo general Felipe Schimidt, foi criada uma escola sendo denominada de "Escolas Reunidas Professor Balduíno Antônio da Silva Cardoso" que no decorrer dos anos passou por alterações nominativas.
A inauguração deste educandário deu-se no dia 28 de Setembro de 1917 após ser construída,uma casa para abriga-lo. Mais tarde passou a funcionar em seu prédio próprio, construído em alvenaria, edifício onde funcionou por muito tempo o antigo Fórum de Porto União situado a rua Frei Rogério. Com o crescimento da população portuniense, naturalmente aumentou o numero de alunos, tornando necessário a construção de um novo prédio, maior e mais moderno.
Atendendo as necessidades de expansão física, se iniciou-se a construção do novo prédio, situado à rua General Bormann, n° 162, onde ainda hoje funciona a escola. A Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso consta conta atualmente com 950 alunos, 67 professores, 12 profissionais que atuam na área de Orientação e supervisão pedagógica. A escola oferece as seguintes modalidades de ensino:
  • Educação Fundamental: matutino e vespertino
  • Ensino Médio: Extensão em convênio com a prefeitura de Municipal de Porto União, na escola Municipal João Fernando Sobral no Bairro Bela Vista (matutino e Noturno)
  • Curso de magistério com Habilitação em Educação Infantil e series do Ensino fundamental : (matutino e noturno)
  • Curso de Educação especial, pioneiro no estado de Santa Catarina
  • SAEDE/DA : Sala de atendimento Educacional Especializado/Deficiente Auditivo (Matutino e Vespertino)
E.E.B PROFESSOR BALDUÍNO CARDOSO 94 ANOS MEDIANDO EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA O MUNDO.